Translate

follow in instagram

Instagram

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Atle-tiba Atlético precisa de ajuda do Coritiba

E o Coritiba, da do Atlético
De olho em objetivos distintos, Times paranaenses podem estabelecer “parceria” na reta final do Brasileirão

Lycio Vellozo Ribas e Silvio Rauth Filho

O Coritiba tem a chance de ajudar o Atlético a fugir do rebaixamento. E o Atlético pode dar uma mãozinha para o Coritiba chegar à Copa Libertadores de 2012. Esse caminho está desenhado na tabela do Campeonato Brasileiro. Nas dez rodadas finais da competição, os coxas-brancas enfrentarão quatro ameaçados de queda à segunda divisão. E o Furacão jogará contra três candidatos a uma vaga na Libertadores. 

Faltando 10 rodadas para o fim do Brasileirão, o Coritiba tem 31,3% de chance de obter uma vaga na Libertadores, segundo cálculos do site Chancedegol, especialista em estatísticas dos times no Brasileirão. O Atlético, por sua vez, tem 83,8% de risco de ser rebaixado – ou, na conta inversa, 16,2% de possibilidade de se segurar na primeira divisão. As chances dos paranaenses, porém, crescem à medida que um “ajudar” o outro. Ou seja, se o Coritiba derrotar os concorrentes diretos do Atlético e o Furacão fizer o mesmo em relação aos oponentes coxas-brancas.

A dupla Atletiba pode iniciar a “parceria” já neste fim de semana. No domingo, o Atlético vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo, atual 5º colocado, com 46 pontos. O Coritiba está em 8º lugar, com 40 pontos. Hoje, o time carioca ficaria com a quarta vaga para a Libertadores distribuída no Brasileirão. Isso porque o Vasco, que já está classificado para a competição continental por ser campeão da Copa do Brasil, é o 2º colocado na tabela.

No mesmo domingo, o Coritiba pode retribuir uma eventual gentileza do Atlético e vencer o Bahia, no Couto Pereira. O time nordestino, apesar de um pouco afastado da zona de rebaixamento, ainda não pode se dar ao luxo de relaxar – tem 13% de risco de descenso, segundo o Chancedegol.

O Coxa ainda terá mais três oportunidades para ajudar o Furacão. Em 30 de outubro, recebe em casa o lanterna América-MG. Em 16 de novembro, vai a Minas enfrentar o Atlético-MG, hoje em 17º lugar. Em 26 de novembro, joga em casa contra o Avaí, atualmente o penúltimo colocado.

O Atlético enfrentará mais dois candidatos às vagas para a Libertadores. Em 12 de novembro, jogará em São Paulo contra o atual líder, o Corinthians, que vem oscilando entre a 1ª e a 4ª colocação desde o início da competição. Em 16 de novembro, receberá na Arena o São Paulo, que hoje está em 3º lugar, com 47 pontos.

Na última rodada do Brasileirão, em 4 de dezembro, Atlético e Coritiba se enfrentam na Arena. Dependendo do que acontecer daqui até lá, a partida pode ter valor só para o Atlético. Ou só para o Coritiba Ou para os dois. Ou para nenhum deles. Mas isso é outra história.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes