Translate

follow in instagram

Instagram

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alunos fingem que aprendem,escolas fingem que ensinam ...


No Brasil, ao final do terceiro ano do ensino básico, 44% dos alunos ainda não sabem escrever, 57% deles não sabem contar, subtrair, multiplicar e dividir. A notícia terrível vem de recente pesquisa feita com seis mil alunos de escolas brasileiras – públicas e particulares – chamada Avaliação Brasileira de Rendimento Escolar, comentada pelo jornalista Alexandre Garcia na rede Globo.



Ainda não deixamos o atraso. Somos um país de escolas que fingem que ensinam para alunos que fingem que aprendem. E tudo fica mais grave quando – é sabido – as secretarias de Educação dos estados e municípios punem com diminuição da verba de custeio escolar, as escolas públicas que reprovem alunos. Não deveria ser exatamente o contrário: escola que tem mais alunos reprovados recebe mais verbas, para reforço?



Numa das vezes em que recebemos – Rafael Greca e eu – a honrosa visita do senador e professor Darci Ribeiro, perguntamos a ele o que deveria ser a missão da escola pública. O criador da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Universidade de Brasília, de pronto, respondeu: ensinar bem a ler, a escrever e a contar.
By


Margarita Sem Censura - http://bit.ly/pjYeNx 

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes