Translate

follow in instagram

Instagram

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

22 ANOS DO HINO MAIS POPULAR DO CORITIBA: ETERNO CAMPEÃO




                                                              Francis Nigth (autor do hino)
                                                                

Segunda feira dia 29 de agosto, o Hino mais popular do Coritiba Foot Ball Club, (Oh! glorioso como é bom te ver campeão de novo) CORITIBA ETERNO CAMPEÃO completa 22 anos desde a sua criação.
A música foi gravada pela sua primeira vez no dia 29 de agosto de 89, no estúdio Elevason, de propriedade do ex-presidente Conselho Deliberativo do Verdão, Tico Fontoura e de seu irmão, Gilberto Fontoura.
A música foi incluída no LP “Coritiba Campeoníssimo 1989″, em homenagem aos 80 anos do GLORIOSO. 

A produção deste LP ficou a cargo do departamento de marketing do Coritiba da época, em conjunto com a Rádio CLUBE PARANAENSE, Produção do saudoso narrador  Lombardi Junior.
Já que a música tinha sido aprovada pelo conselho diretor num total de 40 diretores e todos conselheiros do Coritiba na Gestão Dr. Bayard Osna, tendo como vice presidente de marketing do glorioso,o ilustre coxa branca Dr. Jorge Isfer Kalluf.

A letra da música hino composta pelo torcedor COXA-BRANCA FRANCIS NIGHT, e com participação especial na hora da gravação do LOMBARDI JUNIOR, foi transcrita pelo secretário AUGUSTO AVELLAR em LIVRO ATA DE DIRETORIA, outubro 89, ata esta assinada por 40 membros: vices-presidentes e diretores, todos conselheiros do glorioso.

                                                                                                                                                                      Entrevista de Francis Nigth (autor do hino) concedida a Rodrigo Sell (Paraná-Online)

Há 22 anos surgia o mais conhecido atualmente dos hinos do Coritiba. Fruto da inspiração do folclórico cantor e compisotor Francis Night, com algumas pitadas do saudoso locutor esportivo Lombardi Júnior, "Coritiba, eterno campeão" virou referência para a torcida.
Assim como outros grandes clubes, que têm composições aprovadas como a representante das suas cores, esta exprime a paixão que o torcedor tem pelo clube do coração
Segundo o autor, a inspiração para a letra veio do título de 1986, quando o time conseguiu quebrar um jejum no estadual e a galera pôde soltar novamente o grito da garganta.

Paraná-Online - Como surgiu a ideia de fazer um hino para o Coritiba?

Francis Night - Nos idos de 1986, eu assistia ao jogo decisivo na Vila Olímpica, Pinheiros 0 x 1 Coritiba, e todos nós coxas-brancas, vivíamos a empolgação e a euforia da conquista do Brasileiro de 1985. No momento do gol um garoto de uns 12 anos levanta os braços aos céus e, naquele momento da vibração emocionada daquele gesto, eu tirei o verso "Oh! Glorioso, como é bom teve ver campeão de novo'. Naquele momento, no gol do Índio, deu pra sentir que nós seríamos os campeões estaduais daquele ano. Mesmo sendo campeão brasileiro de 1985, a torcida coritibana desejava muito ser campeã paranaense, pois a última conquista tinha sido em 1979. Em 1988, a diretoria cogitava a criação de um hino novo para o clube, queriam fazer um concurso que não foi realizado. Em 1989, a convite da diretoria participei do disco "Coritiba campeoníssimo' em homenagem aos 80 anos do Glorioso já com uma música elaborada com o popular refrão.

Paraná-Online - Como surgiu a parceria com o Lombardi e quem foi responsável pelo que na canção (música e letra)?

Francis - Em conjunto com o Coritiba, a Rádio Clube, através do Lombardi Júnior, produziu o disco "Coritiba campeoníssimo'. No momento da gravação, eu levei várias letras de músicas que tinha e fiz ao clube do coração. O Lombardi sugeriu alguns tópicos de mudança na letra, que era mais extensa. Ele preferiu deixá-la menor, pra facilitar o cântico dos torcedores. Lombardi foi muito importante pois quando eu cantei pela primeira vez em um jantar da diretoria no dia 28 de agosto de 1989 ele me falou "se prepara que amanhã você vai gravar essa música em homenagem aos 80 anos do Coritiba'.

Paraná-Online - Por que não é o hino oficial do Coritiba?

Francis - Meras formulações... Quem gravou a música "Coritiba eterno campeão' foi o clube. A letra está inscrita em livro ata de diretoria. O livro ata da reunião é um documento sério e eterno. Se isto não é oficial... Sem contar que é o preferido em todas as pesquisas já realizadas ate hoje.



Hino Do Coritiba


Hino Cantado pela Torcida


Entrevista com Francis Night


 Meu Mundo é AlviVerde



Francis Night - Fan Club



Parabéns Francis Nigth por essa bela inspiração, que deu origem a este hino maravilhoso, gravado na mente e nos corações de todo torcedor Coxa Branca!
http://feeds.feedburner.com/eternamenteCoxa


By

http://emersoncoxa.blogspot.com/2011/08/22-anos-do-hino-mais-popular-do.html

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes