Translate

follow in instagram

Instagram

domingo, 29 de julho de 2012

Como usar de forma vantajosa os cartões pré-pago

Os cartões pré-pagos, carregados em moeda estrangeira, já são velhos conhecidos de quem costuma viajar para o exterior. Mas já existem modalidades carregadas em real que podem ser usadas como meios de pagamento aqui mesmo no Brasil, mas com outras finalidades: como cartões de presente, para dar a mesada dos filhos (e controlar seus gastos), para facilitar a remessa de dinheiro a empregados domésticos que costumam fazer as compras da casa e até mesmo por pessoas que não têm ou não podem abrir contas em bancos.

Usados como se fossem cartões de débito nos estabelecimentos comerciais, os pré-pagos também podem ser bloqueados em caso de perda ou roubo e contam com a vantagem de limitar o valor utilizado, ajudando no controle dos gastos. Veja os usos desse tipo de cartão, a começar pelos menos convencionais:

Cartões pré-pagos de presente

Os cartões de presente funcionam como os vale-presentes de livrarias e lojas de música, mas têm a vantagem de serem aceitos em diversos estabelecimentos e possuírem senhas, podendo ser bloqueados e repostos em caso de perda ou roubo (mediante cobrança de taxa de reposição). Basta carregá-los com a quantia que você deseja dar de presente.

Uma das instituições que emitem este tipo de cartão é Banco Rendimento, que distribui os cartões Mais que Presente, disponíveis em versões que variam de 50 a 300 reais. O cartão pode ser adquirido nas unidades da casa de câmbio Cotação, do grupo Rendimento, ou no site do banco, e é cobrada uma tarifa de emissão que varia entre 8 e 13 reais, além do valor do frete, no caso das compras online. O cartão utiliza a bandeira Visa e é aceito em toda a rede Visa Electron.

Segundo Roger Ades, diretor geral da Agillitas, empresa que administra os cartões do Banco Rendimento, esta modalidade de cartão tem crescido bastante, sobretudo pela vantagem de garantir ao presenteado a liberdade de escolha do presente. "É um cartão que tem sido muito usado por avós que presenteiam netos em presente de casamentos e por empresas que presenteiam funcionários", explica.

Cartões pré-pagos de uso geral

Os cartões pré-pagos de uso geral também funcionam como cartões de débito convencionais, com a diferença de só poderem ser usados depois de carregados, e apenas até o limite depositado no cartão. Eles são emitidos por bancos e aceitos em instituições credenciadas às bandeiras Visa e MasterCard, que são as únicas que disponibilizam o cartão pré-pago para uso geral no Brasil.

Os cartões possuem senhas e podem ser bloqueados em caso de perda ou roubo. A maior parte deles permite que o usuário consulte o saldo do cartão pela internet e tem limite de depósito, que costuma ficar em torno de 3.000 reais.

Os cartões de uso geral podem ser usados, por exemplo, por pais que querem dar mesada aos filhos de maneira prática, dispensando o dinheiro em espécie e podendo controlar seus gastos. Outro uso interessante é carregar o cartão para deixá-lo com o motorista, para abastecer o carro de gasolina quando necessário, ou com a empregada doméstica, para fazer as compras de supermercado. Os plásticos também são úteis quando é preciso remunerar pessoas que não podem ter vínculos bancários por implicações jurídicas, por exemplo.

O Banco do Brasil é um dos distribuidores deste tipo de cartão. O Ourocard Pré-Pago Visa pode ser emitido por correntistas e não é cobrada nenhuma taxa para emissão. As taxas cobradas ocorrem na primeira carga, no valor de 15 reais, e a cada recarga, ao custo de 5 reais. O limite de carregamento é de 3.000 reais mensais. "Cada débito feito na conta é demonstrado no extrato do correntista que emitiu o cartão. Ele pode consultar o saldo pela internet ou SMS. Com isso, ele controla o consumo, seja no uso dos filhos, em caso de mesada, ou por uma secretária doméstica que faz as compras diárias", explica Raul Moreira, diretor de cartões do Banco do Brasil.

A MasterCard também possui cartões pré-pagos de uso geral. Os emissores do cartão são o ACG, o Banco Panamericano e o Acesso. As tarifas praticadas variam de acordo com o emissor e devem ser consultadas diretamente com cada um deles.

Cartões pré-pagos de entretenimento

Os cartões pré-pagos de entretenimento permitem a compra de créditos para jogos, música, filmes, livros, revistas e ingressos. No Brasil, a única empresa que disponibiliza um cartão pré-pago especificamente voltado para entretenimento é a Peela.

O usuário pode adquirir o cartão Peela em quatro lojas físicas, que podem ser consultadas na página da empresa na internet. Os cartões Peela são aceitos nestas quatro lojas e em mais de 100 lojas virtuais de jogos, musica, assinaturas de revistas, ingressos diversos, produtos oficiais de artistas e cursos. Os valores dos cartões e as taxas cobradas variam de acordo com o serviço ou produto comprado.

Para Eduardo Almeida, sócio-fundador do Peela, as principais vantagens do cartão pré-pago são as maiores facilidades em relação aos cartões de crédito. "O cartão pré-pago é um facilitador para os jovens e adultos que não têm conta em banco ou cartão de débito e crédito, mas desejam comprar na internet. Ou mesmo para quem tem cartão de crédito, mas tem receio de expor seus dados bancários", diz.

Cartões pré-pagos de viagem

Este é o uso convencional dos pré-pagos. Disponibilizados pela MasterCard, Visa e Amex, os cartões pré-pagos de viagem são carregados em moeda estrangeira e aceitos internacionalmente, em estabelecimentos credenciados às respectivas bandeiras. Contudo, não podem ser usados em território nacional.

A cotação é fixada no momento do carregamento do cartão, assim como ocorre quando é comprada a moeda estrangeira em espécie. E o IOF incidente na operação é de 0,38%. Estas são as principais vantagens em relação aos cartões de crédito internacionais, que ficam sujeitos às variações cambiais e à cobrança de 6,38% de IOF, alíquota incidente em operações internacionais.

Além do menor IOF e a fixação da cotação, os cartões pré-pagos possibilitam maior controle do gasto, pois não permitem que o limite carregado no cartão seja ultrapassado.

Estes cartões podem ser adquiridos em bancos e operadoras de câmbio. A taxa para aquisição do cartão e para recarga varia de acordo com o distribuidor. Na maior parte dos casos, a consulta de saldo pode ser feita pela internet ou por telefone e a recarga pode ser feita virtualmente. Alguns cartões ainda permitem a realização de saques em caixas automáticos.

Para adquirir os cartões MasterCard Travel Card é preciso entrar em contato com um dos 14 bancos e instituições distribuidoras do cartão, cuja lista com contatos pode ser encontrada no site da MasterCard. O cartão está disponível em dólar americano, euros e libras.

O Visa Travel Money, pode ser carregado em dólar americano, dólar australiano, dólar canadense, dólar neozelandês, euro, franco suíço, libras, iene, peso argentino, peso chileno, peso boliviano, peso mexicano, shekel israelense, rand sul africano e yuan. O VTM é distribuído por oito instituições. A lista pode ser encontrada no site da Visa Travel Money.

O American Express Global Travel Card está disponível em quatro bancos autorizados, em dólar americano, euro e libras. A lista dos bancos pode ser consultada no site da American Express.

Por Priscila Yazbek
exame.com

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes