Translate

follow in instagram

Instagram

sábado, 17 de setembro de 2011

A origem da Vina em #Curitiba 

A origem da Vina em #Curitiba 


“Quero um cachorro quente com 2 vinas” – é assim que Curitibano pede um cachorro quente! Quem não é Curitibano geralmente pergunta:  “Vina, o que é isso?”

Vina é uma expressão muito utilizada em Curitiba e quer dizer salsicha. Muitos Curitibanos já pediram “Vina” em outras cidades/estados e não foram compreendidos. Mas por que salsicha é chamada de Vina em Curitiba? Chegou a hora de saber a origem dessa palavra Curitibana!

“Vina” em alemão quer dizer “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos nossos imigrantes alemães. Salsicha, na verdade, é “wurst”, o que formava Wienerwurst, ou seja, Salsicha de Viena. Os imigrantes de origem não germânica provaram o delicioso prato e tinham dificuldade em pronunciar a palavra wurst, então adotaram a palavra Vina como designando qualquer tipo de salsicha. Como em Curitiba há muitos imigrantes alemães, passou-se a utilizar a palavra Vina ao invés de salsicha. Embora com raízes bem definidas, esta tradição de chamar salsicha de Vina é tipicamente curitibana. Só em Curitiba é assim!

Fonte:
http://blog.vininha.com.br/a-origem-da-vina/

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes