Translate

follow in instagram

Instagram

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

7 motivos para beber água


7 motivos para beber água

Quer uma receita infalível para ter uma pele mais firme e hidratada, manter o intestino regulado, evitar problemas oculares, fugir do envelhecimento, garantir a saúde dos rins, facilitar a digestão e ainda perder peso? Então anote aí: invista no consumo de pelo menos dois litros de água todos os dias. Veja os principais benefícios e por que vale a pena não deixar o líquido faltar na sua dieta

1. Ajuda a emagrecer
Muitas pessoas confundem as sensações de sede e fome. Por isso, a dica é beber um copo de água antes de comer. Com essa sensação aliviada, a pessoa ingere uma quantidade menor de comida durante as refeições e isso ajuda a manter – e até perder – peso. O ideal é optar pela água gelada, já que, para ser absorvida, ela exige que o organismo a aqueça, gastando calorias.
2. Deixa o intestino calibrado

No intestino, a água é fundamental para hidratar as fibras dos alimentos ingeridos, formando um gel que aumenta o volume do bolo fecal. Isso regulariza o funcionamento do intestino e ajuda para que as fezes sejam eliminadas com mais facilidade. A falta de líquidos leva à prisão de ventre. As fezes acumuladas no corpo liberam radicais livres, que minam o sistema imunológico.
3.Mantém a pele firme e hidratada

A água é responsável por levar nutrientes até a pele e diluir as toxinas que devem ser eliminadas com a urina e o suor. Sem água suficiente, a pele fica sem os benefícios dos sais minerais e vitaminas ingeridos e as toxinas se acumulam, deixando-a seca, flácida, quebradiça e com menos brilho.
4. Evita problemas oculares

Os olhos são compostos, em grande parte, por água. Sem ela, o globo ocular fica desidratado e tem sinais de ressecamento. Com a quantidade e a qualidade adequadas das lágrimas, os olhos ficam mais protegidos no caso de contato com bactérias, ciscos e vírus, evitando lesões, infecções e inflamações, inclusive conjuntivite.
5. Facilita a absorção de nutrientes

Por deixar o sangue mais fluido, a água ajuda no transporte dos nutrientes até os tecidos e facilita a absorção de vitaminas e sais minerais nas células. As vitaminas C e do complexo B, por exemplo, são hidrossolúveis – absorvidas a partir do contato com a água. Sem ela, esses nutrientes não são sintetizados adequadamente e o organismo pode sofrer com a falta de vitaminas.
6. Auxilia o trabalho dos rins

Sem a quantidade suficiente de água, o sangue fica denso e viscoso, o que dificulta o trabalho de filtragem dos rins. Com isso, o processo de limpeza do sangue fica comprometido, o organismo não consegue eliminar as toxinas necessárias, que se acumulam e os rins ficam sobrecarregados, facilitando o aparecimento de infecções urinárias e pedras e cálculos renais.
7. Protege os dentes

Pessoas que tomam poucos líquidos produzem menos saliva, o que deixa a boca ressecada e dificulta a mastigação e a deglutição, comprometendo a digestão. A água ainda ajuda a conservar a saúde bucal e diminui o risco de aparecimento de cáries.
* * * * *
Líquidos
Em alguns casos, os líquidos podem ser vilões para o organismo e comprometer a hidratação. Veja o que entra no cálculo e o que é vetado:
Entra no cálculo

Água
Água de coco
Sucos naturais
Chás de ervas sem açúcar
Ajuda, mas não entra no cálculo

Saladas
Sopas ou caldos
Leite
Vetado

Refrigerantes
Sucos industrializados
Chá preto ou mate
Águas saborizadas
Bebidas alcoólicas
Café
Isotônicos
35 ml por quilo de peso

Essa é a medida certa de água que cada pessoa deve tomar todos os dias. Segundo esse cálculo, quem tem 60 quilos precisa ingerir 2,1 litros diariamente para se manter hidratado. Para saber se a quantidade está adequada, a dica é ficar de olho na cor da urina. Se ela está muito escura e tem cheiro forte demais, está na hora de aumentar o consumo.

Por:
JMA-Jornal Meio Ambiente por Rafael Bortolin -
Fontes:
Flávia Morais, nutricionista e coordenadora do setor de Nutrição da franquia Mundo Verde; e Marinês Cristine Silveira, nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes