sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Aprenda com "sommelier" forma correta de preparar e provar chás
03:27
@NeiOliver
No comments
ALINE GATTONI
EDITORA-ADJUNTA DO GUIA FOLHA
O "sommelier de chá" chileno Cristian Pastene esteve no Brasil nesta semana para o lançamento da marca de chás Dilmah, do Sri Lanka. Ele promoveu uma harmonização com a bebida na tarde da última terça-feira (23), em São Paulo.
Para o especialista, o principal segredo para o bom chá é seu frescor. "Com o tempo, suas nuances delicadas são perdidas, assim como os antioxidantes", explicou. "Portanto, não estoque."
Pastene também ensinou a fazer corretamente a bebida e a prová-la. Confira:
CULTIVO
O chá, nos seus mais variados tipos, é feito com a planta Camellia sinensis. "As bebidas feitas com outras plantas são chamadas de infusão", disse o especialista. As variações dependem da altitude do solo onde ocorre o cultivo, assim como o processamento.
Em geral, o processo é formado por colheita, limpeza e seleção, atrofiagem, rolagem, fermentação, exposição ao calor, secagem e empacotamento.
Dependendo do tipo de chá a ser obtido, algumas etapas são ignoradas. Todo o processo não deve levar mais do que dois dias.
PREPARO
Evite o uso de água com cloro ou flúor (portanto, cuidado com a água da torneira).
Coloque o saquinho ou o infusor no copo ou na xícara e adicione água quente --desligue o fogo assim que a água começar a "cantar", ou seja, não a deixe ferver.
A infusão deve levar de três (chás mais escuros) a oito minutos (mais claros). A quantidade é de um a dois gramas de chá para 200 a 300 ml de água.
Para fazer a bebida, o "sommelier" aconselha usar uma cerâmica branca ou de aço, embora outros recipientes também sejam permitidos. Não é necessário abafar.
DEGUSTAÇÃO
Para provar a bebida, coloque um gole na boca, inspire fortemente para arejá-la, leve o chá para o fundo da boca e mova-o antes de engolir, para liberar seu sabor. No caso de harmonização, misture-o com o alimento, dentro da boca.
By
Folha.com http://bit.ly/qKQmV9
0 comentários:
Postar um comentário