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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Coxa é indicado a prêmio internacional Campanha coxa-branca disputa, em Londres, o prêmio Best Club Marketing Campaign

O Coritiba foi indicado a um dos finalistas do prêmio de marketing do Football Business Awards 2012, uma entidade recém-criada pelos principais clubes europeus, pela campanha o “Mais Vitorioso do Mundo” (Guinness World Record), com a melhor ação de clubes nesta área fora do Reino Unido. O anúncio dos finalistas aconteceu na última semana. O evento da entrega dos prêmios, em Londres, ocorrerá em novembro e é organizado pelo Chelsea FC. Finalista na categoria Best Club Marketing Campaign Overseas, o Coritiba enviará uma comitiva à capital britânica para representar o clube na solenidade.
Esta é a primeira edição do Football Business Awards que pretende ser representativo internacionalmente ao reconhecer o trabalho desenvolvido por clubes de futebol ao redor do mundo. O time paranaense é o único clube brasileiro indicado ao prêmio, que concorre com os principais times europeus e internacionais. Personalidades representativas do desporto europeu integram o grupo que julga os projetos inscritos. Entre elas estão presidente do Chelsea FC, Bruce Buck; o diretor de Marketing da FA (Federação Inglesa), Adrian Wells; e o chefe comercial do Manchester City, Tom Glick,

Organizada pelo Departamento de Marketing do Coritiba, em 2011, a campanha “O Mais Vitorioso do Mundo” aliou a excepcional sequência de 24 vitórias do clube a uma estratégia para alavancar o quadro associativo, que atingiu um dos índices mais elevados do país. Além disso, destacou nacional e internacionalmente o nome do Coritiba, recuperando a autoestima do torcedor alviverde.
“O clube deve comemorar este fato. Não apenas pelos méritos em conquistar as excepcionais 24 vitórias, em 2011, e fazer disto um belo case de marketing. Mas, também, a exposição e o reconhecimento internacional deste feito foram e continuam sendo muito positivos e importantes para o Coritiba. Além de estarmos inscritos na história pela presença no Guinness – que até agora, um ano depois, ainda não foi superado – disputamos o top com clubes de maior destaque no cenário internacional”, diz o presidente do clube, Vilson Ribeiro de Andrade.
De fato, com a campanha, o Coritiba teve um expressivo aumento do quadro associativo e reconhecida exposição de sua imagem, em âmbito nacional e internacional. O clube alcançou o terceiro quadro de sócios do país, com mais de 32 mil associados. Outra conquista: o lançamento de produtos oficiais com a marca do Mais Vitorioso do Mundo e a produção de uma camisa especial, que tiveram grande repercussão.
Segundo Vilson Ribeiro de Andrade, um dos principais méritos da campanha foi mostrar que a criatividade e a determinação dos times brasileiros podem compensar a falta de recursos para investir em marketing. “A diferença entre os recursos de marketing dos clubes internacionais em relação aos brasileiros é enorme. O Internazionale de Milan, que concorre em três categorias do prêmio, e o Zenit St. Petersburg, que contratou uma grande agência europeia para realizar sua campanha, por exemplo, são clubes com realidades financeiras bem diferentes das nossas. Têm grandes volumes de recursos para prover suas ações. Mesmo assim, estamos disputando de igual para igual graças à nossa competência nesta campanha”, afirma Ribeiro de Andrade.

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